quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Vai esperar até os oito?



Estudos mostram que a população mundial tende a crescer em um ritmo mais acelerado que a produção de alimentos, o que no futuro gerará fome e problemas socioambientais. Atualmente com sete bilhões de habitantes no planeta, é falado muito sobre o crescimento das populações e sobre com solucionar tal problema.
Uma vez que acentuado o crescimento  populacional de uma cidade também são evidenciados aumentos na desigualdade e atos de violência, consumo extrapolado de água e alimento intensificando a destruição do meio ambiente. Nesses casos o necessário a fazer é tentar minimizar os efeitos dessa superpopulação, começando com a redução do crescimento populacional com programas de controle de natalidade e planejamento familiar.
Por outro lado, uma população elevada mantém uma faixa etária de contribuintes para o Estado, visto que países europeus antes tidos com “ricos”  estão experimentando uma crise financeira devido a queda de natalidade e o consequente aumento do número de idosos.
O constante crescimento das populações levou, ao longo dos anos, a uma superlotação e poderá causar ainda mais problemas a sociedade e à natureza caso não tenha seu ritmo diminuído, uma vez que dificulta a recuperação da natureza e a implantação de projetos sociais, que melhoram a qualidade de vida das pessoas. Por esse e outros motivos deve-se analisar, levando em conta as particularidades de cada país, para propor soluções a  esse problemas e não somente diminuir o crescimento populacional.

A Dissertação é um gênero textual com característica predominantemente Dissertativa.

Texto produzido nas aulas de Técnica de Redação sob a orientação do Prof. Esp. Flávio dos Santos.

De acordo com o minidicionário Soares Amora (2010, p. 231),  Dissertação significa exposição desenvolvida de um ponto de vista doutrinário.

FONTE:
AMORA, Antônio Augusto Soares. “Minidicionário Soares Amora”  19º Ed. Saraiva: São Paulo, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário